Postado em 12 de Julho às 10h03

Benefícios da castração em machos

Mesmo com o avanço da medicina veterinária e das informações acerca das vantagens para o animal, muitos tutores ainda sentem dó de submeter seus amiguinhos à castração.

Mas, além de auxiliar no controle populacional de cães e gatos que, muitas vezes, infelizmente acabam sendo abandonados, a castração traz diversos benefícios para a qualidade de vida dos patudinhos.

Seu comportamento tende a ficar mais dócil, o risco de que o macho fuja de casa atrás de fêmeas no cio diminui e reduz também a demarcação de território e a agressividade com outros machos e visitas.

Para a saúde do animal, a castração evita a transmissão de doenças pelo acasalamento e ainda previne o desenvolvimento de câncer nos testículos e na próstata, no caso dos machos.

Não existe uma regra específica para quando é o melhor momento de se castrar um macho, o que depende da raça e da condição física do pet. Geralmente, após os 4 ou 5 meses de vida, se os exames pré-operatórios mostrarem que está tudo bem com a saúde do amiguinho, a castração pode ser realizada.

Aqui na Ciavet temos uma estrutura completa para a realização de exames e castração de cães e gatos, além de muito carinho durante todos os processos e o acompanhamento no pós operatório.

Ainda tem dúvidas sobre a castração? Entre em contato com a gente!

Veja também

Qual a diferença entre Shih-tzu e Lhasa Apso?29/12/20 Pergunte a qualquer tutor de ambas as raças qual é a diferença entre Shih-tzu e Lhasa Apso. Provavelmente ele não vai ter certeza, já que esses pets têm a aparência compacta, atarracada, e pelagem semelhante. Isso acontece porque o Shih-tzu resulta do cruzamento do Lhasa Apso com o Pequinês, por isso, ele herdou muitas características semelhantes,......
FeLV: sintomas, transmissão e tratamento.24/02 A Feline leukemia vírus - FELV é o nome da chamada leucemia felina. Trata-se de uma infecção advinda de um vírus, que é contagiosa. O diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar......

Voltar para Blog