Postado em 02 de Abril de 2020 às 09h31

Como dar vermífugo para cães

Dicas e Cuidados (35)Cachorros (26)

A vermifugação do seu cachorro é tão importante quanto a vacinação, pois vermes podem trazer doenças graves para ele e até para seus donos. Por isso, é preciso dar vermífugos para o seu cachorro com frequência, seguindo orientações veterinárias e combatendo os vermes que mais atacam os cães.

Frequência
A primeira vez que o cachorro deve tomar vermífugo é com duas semanas de idade e depois com quatro, oito e doze semanas de idade. Depois, a frequência fica um pouco menor, e o dono deve dar vermífugo uma vez ao mês, aos quatro, cinco e seis meses de idade. Depois disso, o cachorro é considerado um cão adolescente ou adulto, e a vermifugação é feita a cada três meses, mas, com a orientação de um veterinário.

Enquanto seu cachorro for filhote, e ainda estiver amamentando ou junto com a mãe de alguma forma, é bom dar vermífugos também para a mãe, toda vez que o filhote tomar, para que a mãe não passe novos vermes ao filhote depois que ele tomar o vermífugo. Se você não comprou seu cachorro filhote, dê vermífugo a ele assim que comprar ou adotar o animal, e depois, siga as recomendações normais.

Dosagem
A dosagem deve ser resolvida com a orientação do seu veterinário e seguindo as orientações do vermífugo em si. Não tente dar ao seu cachorro o vermífugo sozinho, sem nenhuma orientação.

Aplicação A grande maioria dos vermífugos vêm em forma líquida ou em pílulas, ou seja, por via oral. Quem já tentou dar remédio a um cachorro sabe que não é fácil, mas existem truques que facilitam a aplicação.

Caso seu cachorro seja muito agitado e difícil de lidar, não tente dar o vermífugo sozinho, peça ajuda de alguém para conter o cachorro. Não faça da aplicação uma tortura, também, enquanto estiver segurando o cachorro, faça carinho e converse com ele de forma carinhosa, para que ele não fique mais ansioso.

Caso o vermífugo seja líquido, coloque a dosagem no conta-gotas (se o vermífugo não vier com conta gotas, recomendamos arranjar um ou uma seringa para facilitar), passe o braço delicadamente por debaixo do pescoço do cachorro, fazendo com que a garganta dele fique na dobra do seu braço e coloque o outro braço no meio do cachorro fazendo com que ele fique contra seu corpo. Incline a cabeça do animal para trás, puxe seu lábio inferior fazendo uma pequena bolsa e insira o líquido aos poucos nesse espaço. Espere a dosagem ser totalmente engolida. Para ter certeza que ele vai engolir, massageie sua garganta.

No caso de comprimidos, contenha o cachorro com o mesmo cuidado e carinho, mas para dar o vermífugo, segure a mandíbula superior do cachorro por cima do focinho, pressione os lábios superiores deles com os polegares forçando a boca a ficar aberta, segure o comprimido entre o polegar e o dedo médio e coloque lá no fundo da boca e massageie a garganta para ele engolir o remédio.

Fonte: http://www.portalpets.com.br

Veja também

Quais cuidados eu devo ter com um filhote de cachorro ou de gato?22/12/20 Se existe um fato que é praticamente unanimidade entre as pessoas, é a paixão por filhotes de animais. Seja um cachorro, um gato, ou mesmo animais mais exóticos, há sempre um carinho a mais quando se trata de um filhote. No entanto, ter um filhote em casa implica algumas responsabilidades. Mais do que comer e beber, nessa fase da vida eles precisam de cuidados específicos......
FeLV: sintomas, transmissão e tratamento.24/02 A Feline leukemia vírus - FELV é o nome da chamada leucemia felina. Trata-se de uma infecção advinda de um vírus, que é contagiosa. O diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar......

Voltar para Blog