FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 17 de Maio de 2021 às 10h31

Comportamento: seu cão sofre de ansiedade de separação?

Pets que são muito apegados a seus tutores podem sofrer de ansiedade ao ficarem sozinhos em casa. Gatos geralmente conseguem passar mais tempo sozinhos, mas os cães são os que mais demonstram dependência e isso reflete em seu comportamento.

O ?mau? comportamento, como destruição de objetos, uivos e latidos constantes e eliminação das necessidades em locais inapropriados, é um sinal de que seu amiguinho pode estar se sentindo muito estressado pela sua ausência. Em alguns casos, o cão pode inclusive apresentar inapetência (quando não come e não bebe água se não estiver na sua presença) ou, até mesmo, sinais de automutilação (quando se morde incessantemente até causar feridas).

Muitas vezes, essa dependência é estimulada pelo comportamento do próprio tutor. Se seu cão demonstra angústia ao ficar só, a mudança de alguns hábitos pode ajudar:

Evite se despedir ao sair e celebrar quando volta. O ideal ao chegar em casa é esperar que o cão se acalme e só então dar atenção a ele.

Deixe brinquedos e afins que possam entretê-lo quando estiver sozinho, assim ele se ocupa e passa menos tempo ansioso esperando pela sua volta.

Incentive que ele realize tarefas que o distraiam enquanto você está em casa, para que ele também aprenda a se sentir bem brincando sozinho.

Procure dar mais atenção e carinho quando ele estiver tranquilo e relaxado, assim ele entenderá que pode receber seu afeto sem requisitá-lo.

Em casos mais sérios, um profissional pode avaliar seu comportamento para indicar o melhor a se fazer para garantir o bem-estar do seu cãozinho.

Veja também

ATENÇÃO!!! Como está a pressão arterial do seu pet? 12/09/23ATENÇÃO!!! Como está a pressão arterial do seu pet? A pressão arterial em animais de estimação é um indicador importante da saúde e pode ser afetada por diversos fatores, como idade, raça, sexo, temperamento, obesidade, estresse, entre outros. A hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma condição séria que pode afetar cães e gatos, especialmente os idosos, e pode estar......
Check up - Acompanhamento da saúde do seu pet!28/10/22Check up - Acompanhamento da saúde do seu pet! É importante que seu animal realize exames anuais para acompanhamento da saúde. Através desses, é possível o diagnóstico precoce do câncer de mama. Alguns exames mais específicos como citologia,......
Quando procurar um Médico Veterinário Oncologista? 17/10/23Quando procurar um Médico Veterinário Oncologista? Quando um tutor deve procurar um médico veterinário oncologista para seu animal de estimação? Essa é uma dúvida comum entre os tutores de pets. Abaixo, listamos algumas situações em que é......

Voltar para BLOG