Postado em 05 de Julho às 10h46

Cuidados com cães idosos

É, o tempo passa para todos!

Até para os nossos bebês peludinhos?

Ter um pet idoso é uma delícia, porque você terá todas as melhores lembranças de uma vida!

Ele te deu amor, carinho, companheirismo, esteve com você em todos os momentos. E agora chegou a vez de retribuir tudo isso com o máximo de cuidado possível.

A chegada da idade pode trazer ganho de peso, dificuldade de locomoção, problemas respiratórios e de visão, além de alterar a vitalidade e o humor deles, os deixando mais suscetíveis à depressão.

Alguns cuidados são essenciais para esse pessoalzinho da terceira idade:

Ofereça uma alimentação balanceada, dando preferência por rações light ou sênior, para evitar o sobrepeso que pode limitar mais ainda sua locomoção.

Incentive a prática de leves atividades físicas diárias, em horários em que a temperatura esteja agradável.

Respeite o espaço e o tempo deles - a tendência é que eles se isolem mais, então procure deixá-los quietinhos e interagir apenas quando eles quiserem.

Continue dando atenção, afeto e até mesmo fazendo brincadeiras quando eles se mostrarem dispostos.

Caso seu pet faça uso de medicação de uso contínuo, estabeleça um horário e uma rotina para a medicação.

Cuide da saúde bucal do seu cãozinho, para evitar o acúmulo de placa bacteriana, o que traz muito desconforto ao animal.

Evite mudar móveis de lugar, retire tapetes ou objetos que possam machucá-lo. Se ele gostar de tirar uma soneca no sofá, providencie uma rampa para ele poder subir sem se esforçar.

Cuidados adicionais também são importantes no inverno - se o cãozinho tolerar, é recomendado o uso de roupinhas para ajudar a manter a temperatura do corpo.

Mantenha os checkups, vermifugação, vacinas e antipulgas em dia. E o veterinário vai ser um companheiro para todas as horas, já que as visitas se tornarão mais frequentes.

Aqui na CIAVET, contamos com especialistas altamente qualificados para acompanhar a saúde do seu pet com muito carinho, além do nosso atendimento emergencial 24h.

Entre em contato e agende uma avaliação para seu cãozinho idoso.

Com os cuidados certos, você pode curtir a companhia do seu amigo da melhor forma, independente da idade!

Veja também

Cachorro e gatos morando juntos: como fazer essa adaptação?14/12/20 O senso comum costuma colocar gato e cachorro como inimigos, mas o convívio entre os dois não precisa ser conflituoso. Na verdade, eles podem se tornar grandes amigos se a introdução entre os dois for feita com bastante atenção e paciência por parte dos donos. O mais importante é ter compreensão com a personalidade do seu gato e do seu cachorro para......
Riscos da pressão alta em pets06/07 A hipertensão arterial sistêmica, mais conhecida como pressão alta, é uma enfermidade silenciosa que também acomete cães e gatos, que pode ser provocada por várias doenças e apresenta graves riscos para a saúde do bichinho. Em pets, a pressão alta......
Qual a diferença entre Shih-tzu e Lhasa Apso?29/12/20 Pergunte a qualquer tutor de ambas as raças qual é a diferença entre Shih-tzu e Lhasa Apso. Provavelmente ele não vai ter certeza, já que esses pets têm a aparência compacta, atarracada, e pelagem......

Voltar para Blog

Fale conosco!