É uma infecção intestinal causada pelo protozoário giárdia lamblia, é uma zoonose, ou seja, transmissível ao homem.
O cachorro adquire giárdia por contato com fezes contaminadas, ou ainda com a ingestão de água e alimentos contaminados (transmissão fecal-oral). O cisto é a forma infectante deste parasita e uma vez instalado no ambiente, podem sobreviver por longos períodos, especialmente em locais úmidos e frios, o cachorro ingerindo apenas 10 cistos já pode desenvolver a infecção, estes cistos eclodem no intestino do hospedeiro.
Os cachorros confinados estão mais expostos a grandes quantidades de cistos infectantes no material fecal, aumentando a chance de proliferação, os cistos resistem ao frio, à umidade e desinfetantes comuns.
Giárdia em cachorro Sintomas:
Diarreia fétida aguda ou crônica, às vezes apresentam sangue e uma espécie de geleia, vômito, dor abdominal, desidratação, perda de peso ou redução do ganho de peso, os filhotes geralmente apresentam os sintomas de forma mais visível e podem ir a óbito se não for diagnosticada e tratada, alguns cachorros podem estar infectados e não apresentarem os sintomas acima, mas estarem eliminando os cistos no ambiente, ela pode estar presente no cachorro sem dar nenhum sinal, porém em um momento em que o cachorro tiver a sua imunidade baixa, ela se apresentará com os sintomas descritos acima.
Muitas enfermidades intestinais são muito parecidas, as gastroenterites virais, as bacterianas e as causadas por outros parasitas, além das diarreias de origem alimentar, má-absorção, e gastroenterite provocada por medicamentos e alérgicas.
Giárdia em cachorro Diagnóstico:
Para se ter certeza, deve-se coletar 3 amostras de fezes em dias alternados, os cistos não se apresentam em todas as eliminações, por este motivo, a necessidade de 3 amostras.
Giárdia em cachorro Tratamento:
Existem várias drogas para o tratamento da giardíase, porém o metronidazol tem sido eleito como o mais eficaz porque além de sua atividade como antiprotozoário, possui também uma atividade como antibacteriano, atacando bactérias anaeróbias.
Mas de nada adianta tratar o animal se não tratar o ambiente, as fezes devem ser retiradas imediatamente, tudo deve ser lavado com água fervente. Fonte: http://www.blogdocachorro.com.br
Compartilhe!
Veja também
Vermífugo para filhotes de gatos02/Abr/202002/04/20há 5 anos Quinta-feira, 02 de Abril de 202002/04/2020Dar vermífugo para filhotes de gato é de extrema importância. Não há possibilidade de pular essa parte tão importante na criação desse felino, pois todos eles são propensos a vermes, não importa o quão limpos sejam e o lugar onde vivem. Hoje em dia é grande os caso de endoparasitas que acometem os bichinhos. Os principais tipos de......
FeLV: sintomas, transmissão e tratamento.24/Fev/202124/02/21há 4 anos Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 202124/02/2021A Feline leukemia vírus - FELV é o nome da chamada leucemia felina. Trata-se de uma infecção advinda de um vírus, que é contagiosa. O diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar......
Quais cuidados eu devo ter com um filhote de cachorro ou de gato?22/Dez/202022/12/20há 4 anos Terça-feira, 22 de Dezembro de 202022/12/2020Se existe um fato que é praticamente unanimidade entre as pessoas, é a paixão por filhotes de animais. Seja um cachorro, um gato, ou mesmo animais mais exóticos, há sempre um carinho a mais quando se trata de um......