Postado em 30 de Dezembro de 2020 às 09h31

Todo cachorro sabe nadar?

Gatos (21)Dicas e Cuidados (34)
Certamente você já deve ter ouvido falar que todos os cachorros já nascem sabendo nadar. Como se eles já viessem ao Mundo com um super DNA de natação. Esse é um assunto que deve ser de conhecimento de todos os pais de pet para que não ocorra algum tipo de acidente.

Todo cachorro sabe nadar. Mito ou verdade?
Mito
! Embora a maioria nasça com a habilidade de “remar” caso entrem na água, nem todos os cachorros sabem de fato nadar, pois esse movimento natural não é o suficiente para que não se afoguem.
A verdadeira aptidão em nadar está relacionada aos aspectos físicos do cachorro. Raças como Golden Retriever, Poodle, Cocker Spaniel, Labrador e, claro, os cães d’água, como o Cão D’água Espanhol e o Português, possuem características que facilitam o nado, desde a pelagem, musculatura, tamanho do focinho até mesmo as seleções feitas pelo ser humano para que fossem bons nadadores. Isso quer dizer que não basta saber o movimento correto, é necessário ter uma estrutura corporal adequada.

Quais raças não “sabem” nadar?
Em contrapartida, algumas características físicas de outras raças desfavorecem o ato de nadar. O Pug ou o Buldogue Inglês, por exemplo, além de serem braquicefálicos, isto é, de focinho curto e achatado, possuem pernas e braços curtos, o que dificulta – e muito – os movimentos. O corpo mais robusto também não ajuda neste tipo de atividade, por isso é tão raro que cães dessa raça nadem.
Já o Dachshund e o Basset Hound possuem corpos largos e membros bem curtos, enquanto o Bull Terrier tem a cabeça bastante pesada e, por isso, pode ter dificuldades em mantê-la fora d’água para respirar.
O Chow-Chow, por outro lado, possui a anatomia perfeita para nadar, mas a sua pelagem longa e bastante densa faz com que ele fique encharcado e muito pesado, isso sem contar que ele também é braquicefálico…
Outras raças que possuem dificuldades em nadar:
  • Buldogue Francês (braquicefálico)
  • Pequinês (braquicefálico)
  • Boxer (braquicefálico)
  • American Staffordshire Terrier (tamanho e peso da cabeça)
  • Shih Tzu (braquicefálico e de pelagem densa e comprida)
Evite acidentes
Agora que você já sabe que nem todos os cachorros sabem nadar por natureza, nunca jogue ou empurre um cão na piscina, pois atos como esse podem provocar um acidente gravíssimo.
Caso o seu pet tenha alguma dessas características que dificultam a natação, existem coletes salva-vidas para cães que os protegem de afogamentos e ainda dão a oportunidade de remarem despreocupadamente sob a água.

A CIAVET está disposta a cuidar de quem você ama! 

Fonte: https://www.petlove.com.br/dicas/todo-cachorro-sabe-nadar

Veja também

Cachorros e seu medo de fogos de artificios: o que fazer?16/12/20 Tremedeira, choro, latido e agitação: é de partir o coração ver um cachorro com medo de fogos de artifício! Embora fogos marquem as mais diversas celebrações e encham os olhos com a sua beleza, muitos cães não curtem como a gente. E o que era para ser uma noite agradável, acaba sendo uma tortura para eles – e para nós......
Por que o gato mia?28/12/20 Quem tem um bichano em casa provavelmente já desejou entender o que se passa na cabeça do seu pet. Com atitudes particulares e diferentes, muitas vezes os peludos nos deixam confusos! E se você já se perguntou porque o gato mia,......

Voltar para Blog