FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 08 de Dezembro de 2020 às 09h31

5 curiosidades sobre os salto dos gatos

Gatos (21)Dicas e Cuidados (36)

 Na visão dos bichanos, o mundo é uma selva prestes a ser desbravada! Por isso, é muito comum encontramos um gato pulando por aí. Essa é uma maneira natural de nossos amigos explorarem o mundo, além de ser uma forma de exercício e brincadeira. 

Se você ama esses amigos de quatro patas e ficou curioso ao observar seu gato saltando, continue lendo. Separamos cinco curiosidades sobre o salto dos felinos! 

1. Qual a altura dos saltos dos gatos?
Se você já observou gatos pulando, notou que nossos amigos são muito atléticos. Graças às suas heranças genéticas, os bichanos são acrobatas natos. Mas qual será a altura que um felino pode alcançar em seu salto? De acordo com especialistas, esse dado pode variar de acordo com as características do pet.
Em média, um gato poderá saltar até 2 metros de altura sem muitas dificuldades. Isso é suficiente para que o bichano alcance o topo de armários ou estantes. Porém, os pets mais atléticos saltam podem ultrapassar essa marca, saltando 2,5 metros ou mais! Tudo vai depender dos estímulos e de características físicas do pet. 

2.Qual a distância dos saltos dos gatos?
Além de pular alto, os bichanos também se destacam pela distância em seus saltos. Basta observar o gato pulando do sofá para a mesa de centro. Eles realizam grandes trajetos sem muito esforço!
Definir qual a distância dos saltos dos gatos também não é uma tarefa fácil. De acordo com o livro Guinness dos Recordes, o salto mais longo pertence a Waffle, um fofo bichano dos Estados Unidos. Em janeiro de 2018, Waffle saltou impressionantes de 2,13m, quebrando todos os recordes anteriores.
Porém, alguns tutores afirmam que seus pets conseguem pular até 3 metros sem muitas dificuldades. Se esse for seu caso, procure a imprensa para registrar as façanhas do seu peludo! 

3. Gatos pulam mais alto do que os humanos?
Se os bichanos participassem das Olimpíadas, provavelmente levariam todas as medalhas no quesito atletismo! Basta comparar um pulo de ser humano a um pulo de gato. De acordo com o livro dos recordes, o maior salto da humanidade foi de 2,45m, dado pelo atleta cubado Javier Sotomayor.
Olhando para esse dado, parece que os humanos se saem melhor, já que os felinos alcançam cerca de 2m. Porém, devemos lembrar que os bigodudos são bem menores que um ser humano adulto.
Se formos analisar proporcionalmente, os gatos ganham de nós de lavada! Levando em consideração a diferença de altura, se os seres humanos tivessem a habilidade dos gatos, nós poderíamos saltar até 10 metros sem grandes dificuldades! 

4. Qual a altura que gatos podem cair?
E não é só no salto que os bichanos surpreendem. Se você já presenciou um gato pulando no chão, percebeu que ele sempre cai de forma elegante e equilibrada! Isso porque o corpo dos bichanos pode suportar grandes quedas sem sofrer muito com isso.
De acordo com pesquisas, os gatos possuem uma série de adaptações para chegar ao chão com segurança. Para se ter uma ideia, em 2012 um bichano caiu do 19° andar de um prédio e saiu sem grandes danos!
No entanto, isso não significa que uma queda não será prejudicial para a saúde do seu bichano. Sempre que seu amigo tiver um acidente, busque um veterinário para realizar exames de rotina. 

5. Por que os gatos pulam tanto?
Se você está se perguntando por que os gatos pulam tão alto, os saltos dos felinos estão associados ao seu comportamento predador. Apesar da aparência fofa dos nossos amigos peludos, não podemos esquecer que os felinos são grandes caçadores!
Para alcançar suas presas, geralmente roedores e aves, muitas vezes é necessário realizar um salto rápido e preciso. Mesmo após a domesticação, os gatos ainda guardam muitas características selvagens.
Por isso, adoram praticar seus saltos em jogos e brincadeiras, muitas vezes interagindo com presas imaginárias. Se seu pet estiver muito agitado, entretanto, é indicado buscar ajuda de um veterinário. O especialista poderá realizar exames para avaliar a saúde do seu amigo e indicar o melhor tratamento, caso necessário. 

Quanto mais conhecemos a anatomia de gato, mais encantados ficamos com esses incríveis pets. Se você tem a sorte de ter um felino em casa, lembre-se de oferecer tudo que seu amigo precisa, como uma boa ração, visitas regulares ao veterinário, além de atividades e brincadeiras.

CIAVET esta sempre disposta a ajudar quem você ama!

Fonte:https://www.petz.com.br/blog/pets/gato-pulando/

Veja também

FeLV: sintomas, transmissão e tratamento.24/02/21 A Feline leukemia vírus - FELV é o nome da chamada leucemia felina. Trata-se de uma infecção advinda de um vírus, que é contagiosa. O diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar complicações. Sintomas Entre os principais sintomas, estão: perda de peso, diarreia; febre; vômitos; aumento do ritmo cardíaco e na......
Como tornar a viagem com meu pet mais segura14/12/20 Fazer uma viagem com o pet pode ser uma boa escolha, mas isso vai depender da maneira você vai conduzir esse momento. Estamos falando de um animal que, por mais esperto e treinado que seja, pode apresentar um comportamento inesperado diante de alguma......
Tenho um gato idoso, quais cuidados devo ter?21/12/20 Os gatos idosos são animais de estimação que necessitam de alguns cuidados especiais. Afinal, assim como nós seres humanos, eles também começam a apresentar debilidades. Sendo assim, após superarem os 12 anos......

Voltar para BLOG