FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 02 de Abril de 2020 às 09h31

Como começar a escovar os dentes do seu pet!

Cachorros (27)Gatos (21)Dicas e Cuidados (36)

O mau hálito pode sinalizar complicações na saúde bucal, estomacal e renal. Por isso, a halitose deve ser investigada com atenção para evitar conseqüências graves. Com orientação profissional, é preciso manter hábitos diários de higienização dos dentes e da gengiva – hoje, temos disponíveis no mercado produtos que dispensam escovação e que promovem manutenção da saúde bucal. A profilaxia dentária, remoção do tártaro e tratamento bucal especializado, também é importante para eliminar o mau hálito e precisa ser realizada periodicamente.

Você sabia que a escovação dentária diária é fundamental para a saúde de cães e gatos? Ao escovarmos os dentes diariamente, retiramos a placa bacteriana que é formada nos dentes e gengivas e que, mais tarde, formará o tártaro, mau hálito, podendo levar à doença periodontal e até doenças sistêmicas.

Mas assim como você, seu pet não nasceu sabendo escovar os dentes! Portanto, é necessário muita paciência e dedicação nesse primeiro momento. O condicionamento deve ser feito de forma agradável, como uma brincadeira, oferecendo petiscos como forma de recompensa, para que a escovação não se torne um momento de estresse para você e para o animal.

A seguir, mostramos um passo a passo para te ajudar nessa saga que é acostumar o seu filhote com a rotina da higiene bucal:

1. Dedo na boca:
Passe um alimento saboroso no seu dedo e encoste-o na gengiva dele, fazendo movimentos circulares, de forma agradável para o animal. Repita o breve procedimento uma vez ao dia, ampliando aos poucos a área de ação.

2. Creme dental:
Quando o animal aceitar bem a massagem nas gengivas, aplique um creme dental próprio para animais em uma gaze ou no seu próprio dedo, fazendo os mesmos movimentos da etapa anterior.

3. Dedeira ou escova dental:
A próxima etapa é trocar a gaze por uma dedeira ou escova dental de uso veterinário. Certifique-se de que o pet já está totalmente acostumado com o toque em sua boca. O ideal é que a escovação seja realizada diariamente. O aprendizado é mais fácil quando o animal ainda é filhote, mas isso não quer dizer que um pet adulto não possa ser ensinado também. Por isso, paciência é a palavra-chave!

4. Profilaxia periódica:
Mesmo com escovação diária, pode haver acúmulo de tártaro em locais de difícil acesso da escova ou dedeira e, por isso, uma visita à um veterinário especializado, para que o mesmo realize a profilaxia periódica, é fundamental.

Fonte: http://www.mundoanimal.vet.br/site/dicas_pet

Veja também

Meu pet está com pulgas e carrapatos, o que posso fazer?04/12/20  As pulgas são pequenos insetos parasitas conhecidos por sua excepcional capacidade em pular. Elas podem pular acima de 1.000 vezes seu próprio peso, 75 vezes sua própria altura e 25 vezes seu próprio comprimento. A pulga-do-gato, Ctenocephalides felis, é a espécie de pulga mais comum em cães e gatos na maioria dos lugares do mundo. As pulgas adultas vivem......
FeLV: sintomas, transmissão e tratamento.24/02/21 A Feline leukemia vírus - FELV é o nome da chamada leucemia felina. Trata-se de uma infecção advinda de um vírus, que é contagiosa. O diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar......
Leishmaniose canina02/04/20 A Leishmaniose Visceral Canina é uma doença infecciosa grave provocada pelo parasita Leishmania chagasi, que é transmitido apenas através da picada de um mosquito infectado. A doença pode demorar até meses para se......

Voltar para BLOG