FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 02 de Abril de 2020 às 09h31

Giardíase Canica

Dicas e Cuidados (36)Cachorros (27)

O que é giárdia em cachorro?

É uma infecção intestinal causada pelo protozoário giárdia lamblia, é uma zoonose, ou seja, transmissível ao homem.

O cachorro adquire giárdia por contato com fezes contaminadas, ou ainda com a ingestão de água e alimentos contaminados (transmissão fecal-oral). O cisto é a forma infectante deste parasita e uma vez instalado no ambiente, podem sobreviver por longos períodos, especialmente em locais úmidos e frios, o cachorro ingerindo apenas 10 cistos já pode desenvolver a infecção, estes cistos eclodem no intestino do hospedeiro.

Os cachorros confinados estão mais expostos a grandes quantidades de cistos infectantes no material fecal, aumentando a chance de proliferação, os cistos resistem ao frio, à umidade e desinfetantes comuns.

Giárdia em cachorro Sintomas:

Diarreia fétida aguda ou crônica, às vezes apresentam sangue e uma espécie de geleia, vômito, dor abdominal, desidratação, perda de peso ou redução do ganho de peso, os filhotes geralmente apresentam os sintomas de forma mais visível e podem ir a óbito se não for diagnosticada e tratada, alguns cachorros podem estar infectados e não apresentarem os sintomas acima, mas estarem eliminando os cistos no ambiente, ela pode estar presente no cachorro sem dar nenhum sinal, porém em um momento em que o cachorro tiver a sua imunidade baixa, ela se apresentará com os sintomas descritos acima.

Muitas enfermidades intestinais são muito parecidas, as gastroenterites virais, as bacterianas e as causadas por outros parasitas, além das diarreias de origem alimentar, má-absorção, e gastroenterite provocada por medicamentos e alérgicas.

Giárdia em cachorro Diagnóstico:

Para se ter certeza, deve-se coletar 3 amostras de fezes em dias alternados, os cistos não se apresentam em todas as eliminações, por este motivo, a necessidade de 3 amostras.

Giárdia em cachorro Tratamento:

Existem várias drogas para o tratamento da giardíase, porém o metronidazol tem sido eleito como o mais eficaz porque além de sua atividade como antiprotozoário, possui também uma atividade como antibacteriano, atacando bactérias anaeróbias.

Mas de nada adianta tratar o animal se não tratar o ambiente, as fezes devem ser retiradas imediatamente, tudo deve ser lavado com água fervente.

Fonte: http://www.blogdocachorro.com.br

Veja também

Cães hiperativos: Como lidar com o seu pet agitado?23/05/22      A maioria dos cães são agitados por si só, não é mesmo? Alguns casos eles apresentam latidos em excesso, comportamento destrutivos e entre outos hábitos indesejados. Todo animal saudável gosta de brincar, passear e interagir, porém se o seu pet não para um minuto, está sempre ofegante e mostrando agitado mesmo depois de......

Voltar para BLOG