FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 01 de Março de 2023 às 09h35

Mês de Março: Conscientização às doenças renais em cães e gatos!

Mês de Março: Conscientização às doenças renais em cães e gatos!

O mês de Março iniciou e com ele vamos estar falando sobre a conscientização às doenças renais em cães e gatos e sua importância e cuidado durante toda a vida do seu pet.
Está doença acaba afetando mais a população de pets idosos, são doenças silenciosas, mas detectadas precocemente em exames clínicos realizados por veterinários.
Acompanhe abaixo, mais sobre as doenças, sinais e pontos destacados:

• Pode ocorrer a insuficiência crônica, tendo a perda progressiva da função, não tem cura e são associadas à idade avançada de cães e gatos. Essa característica já é indicativo e buscar sempre um Médico Veterinário para realização de exames complementares. Controle com medicamentos, mudanças na dieta, estímulos de apetite e hidratação são importantes para ajudar o seu pet;
• Já a forma aguda, o veterinário precisa identificar a causa primária que desencadeou a alteração, que podem ocorrer por intoxicações, envenenamento, uso prolongado de remédios e entre outros.

A causa em sua forma mais agressiva, a crônica, pode estar associada a ingestão de alimentos com alto índice de sódio e fósforo.
Busque sempre um Médico Veterinário que irá auxiliar você para a realização de uma alimentação específica para seu pet, há diversas rações disponíveis no mercado, ou uma possível uma dieta caseira, natural, são indicadas para aliviar sintomas e colaborar com redução na progressão das doenças.
• É importante levar seu pet para visitas frequentes ao veterinário para realização de Check-UP. Nas alterações congênitas, o tratamento é contínuo e está diretamente ligado à longevidade dos cães e gatos que sofrem desta doença.
Já de forma aguda, o tratamento é mais intensivo e podendo haver necessidade de sessões de hemodiálise.
• Além do avanço da idade incutir mais chances de desenvolvimento de doenças renais, existem raças mais suscetíveis à disfunção.

Alguns sintomas são comuns, mesmo que infelizmente eles apareçam quando a função renal está muito comprometida.
É possível identificar quando o pet começa a beber água além da conta; está urinando excessivamente; urina sem cheiro e com muita transparência, vômito; diarreia; diminuição do apetite e emagrecimento; hálito forte, cansaço e fraqueza.

Por isso, o melhor a fazer é levá-lo para consultas periódicas ao veterinário para um diagnóstico precoce.
As idas frequentes ao veterinário são uma boa medida de prevenção de doença renal em cães e gatos.

Gostou do conteúde? Curte e compartilhe! 

Veja também

Menstruação ou cio? Entenda tudo sobre ciclo estral10/12/20  As cadelas não castradas entram no cio muita gente sabe, mas será que é possível dizer que cachorra menstrua ou ocorre algo diferente no organismo dessas amigas de quatro patas? Numa roda de amigos se você comentar que sua cachorra está menstruada, eles vão entender que você está se referindo aos sangramentos que está acontecendo com sua......
ALERTA!! Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama. 03/10/23ALERTA!! Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama. Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, e é importante lembrar que essa doença também pode afetar os animais de estimação, principalmente cadelas e gatas. O câncer de......
Como escolher um cachorro para apartamento02/04/20 Primeiro de tudo é importante saber que mesmo que algumas raças sejam mais indicadas para apartamento, o temperamento do cachorro terá grandes influências sobre o fato dele ser um bom cachorro para apartamento ou......

Voltar para BLOG