FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 29 de Dezembro de 2020 às 09h31

Qual a diferença entre Shih-tzu e Lhasa Apso?

Cachorros (27)

Pergunte a qualquer tutor de ambas as raças qual é a diferença entre Shih-tzu e Lhasa Apso. Provavelmente ele não vai ter certeza, já que esses pets têm a aparência compacta, atarracada, e pelagem semelhante.
Isso acontece porque o Shih-tzu resulta do cruzamento do Lhasa Apso com o Pequinês, por isso, ele herdou muitas características semelhantes, completa.
Parecidos, mas não iguais! Tanto na aparência quanto no comportamento, essas duas raças possuem características particulares, sendo que conhecê-las é importante na hora de definir qual combina mais com o seu perfil. Vamos descobrir qual a diferença entre Shih-tzu e Lhasa Apso?

Lhasa Apso: o guardião dos templos

Quem olha para o Lhasa Apso, pequeno e simpático, nem imagina que os cães da raça surgiram para ser verdadeiros cães de guarda. Isso porque esse pet é originário do Tibete, onde se acredita que ele tenha desempenhado o papel de guardião dos templos e palácios dos monges tibetanos.
Pois é! Ainda que hoje em dia eles dificilmente cumpram essa função, a verdade é que o cachorro Lhasa Apso deve muito de suas características à sua origem, especialmente no que diz respeito ao comportamento. Conheça abaixo alguns dos principais traços físicos e a personalidade do Lhasa Apso:

  • Apesar de também ser relativamente curto, o focinho do Lhasa é um pouco mais protuberante em relação ao do Shih-tzu;
  • É reservado, territorialista e muito protetor da família. Por isso, pode estranhar a presença de pessoas ou de animais desconhecidos, o que faz o pet latir muito;
  • Por ser muito independente, o Lhasa tende a não gostar muito de colo. Em compensação, costuma suportar um pouco melhor a solidão. Isso, é claro, desde que tenha sido acostumado a isso e que o tutor promova o enriquecimento ambiental, já que é muito ativo e inteligente,
  • Devido ao focinho um pouco mais comprido, apresenta menos problemas de saúde ligados à braquicefalia, como problemas respiratórios ou oculares. No entanto, têm predisposição genética a ter problemas renais

Vale lembrar que essas são apenas algumas das características mais notáveis dessa raça. E são essas características que ajudam a identificar a diferença entre Lhasa Apso e Shih-Tzu. 

Shih-tzu: um companheiro de longa data

Assim como o Lhasa Apso, o Shih-Tzu também tem sua origem na região do Tibete. Mas, da mesma forma que o Lhasa era o cão favorito dos monges tibetanos, o Shih-Tzu foi se tornar popular mesmo na China.Isso porque sua herança com o Pequinês o tornou um excelente cão de companhia para nobres e a família imperial — característica, aliás, que a raça mantém até hoje em sua personalidade, como veremos a seguir:

  • Tem focinho mais curto e achatado em relação ao do Lhasa Apso. Seus olhos também são mais redondos e saltados;
  • É muito sociável e se dá muito bem com outros animais e com pessoas de todas as idades, incluindo crianças;
  • Adora colo, carinho e companhia. Por conta dessa dependência, tende a sofrer mais com a ausência prolongada do tutor,
  • Devido ao focinho mais curto e aos olhos saltados, é propenso a problemas oculares, como úlcera de córnea, conjuntivite e lacrimejamento constante. Além disso, também tem predisposição a dermatites.

A CIAVET sempre disposta a tirar suas dúvidas! 

Fonte: https://www.petz.com.br/blog/pets/diferenca-entre-shitzu-e-lhasa/

Veja também

Vacina da Raiva tem que tomar!02/04/20 Com uma altíssima taxa de mortalidade, a raiva é uma das zoonoses mais conhecidas, representando um perigo para os patudos e também para humanos. O contágio acontece através da mordida de um animal infectado, não só de cães e gatos, mas também de animais como morcegos, guaxinins e gambás. Apesar de ser muito perigosa, a......

Voltar para BLOG