Postado em 22 de Junho às 17h57

Cuidados com cães e gatos no inverno

Cães e gatos costumam ter poucos problemas com o frio e muitos até gostam das baixas temperaturas, além de ser um bom período para estimular a prática de exercícios físicos. No entanto, também é no inverno que a imunidade tende a baixar, deixando o animal mais suscetível a doenças. Por isso, é preciso reforçar alguns cuidados com pets, principalmente com animais idosos e filhotes.

Entre os casos mais comuns estão os resfriados, com sintomas parecidos com os da gripe humana e que costumam passar em poucos dias, mas que em determinados casos podem evoluir e gerar doenças respiratórias bem mais graves, como pneumonia. Por isso, é importante manter a vacinação do seu amiguinho sempre em dia e ficar atento à qualidade da alimentação, que deve garantir os nutrientes necessários para uma boa imunidade.

Pets idosos também podem sofrer muito no frio com problemas nas articulações, portanto, é recomendado o uso de roupinhas para ajudar a esquentar, caso o seu amiguinho tolere. Outra dica é estimular o banho de sol e os exercícios físicos. Porém, evite passeios em períodos mais frios do dia.

Outros cuidados incluem diminuir a frequência de banhos e aumentar a frequência da escovação dos pelos, para, pelo menos, três vezes por semana, pois, no frio, eles tendem a se lamber mais, o que forma bolas de pelo no estômago e, nos gatos, pode ocasionar constipação intestinal.

Mesmo com todos os cuidados, fique atento às mudanças no comportamento do seu pet, pois elas geralmente demonstram que algo não está bem. Nesse caso, a CIAVET está à disposição para diagnosticar e cuidar do seu companheirinho com muito amor e carinho.

Veja também

Como escolher um cachorro para apartamento02/04/20 Primeiro de tudo é importante saber que mesmo que algumas raças sejam mais indicadas para apartamento, o temperamento do cachorro terá grandes influências sobre o fato dele ser um bom cachorro para apartamento ou não. Portanto, quase tão importante que definir qual é a melhor raça de cachorro para apartamento, é saber qual deve ser o temperamento......
Como tornar a viagem com meu pet mais segura14/12/20 Fazer uma viagem com o pet pode ser uma boa escolha, mas isso vai depender da maneira você vai conduzir esse momento. Estamos falando de um animal que, por mais esperto e treinado que seja, pode apresentar um comportamento inesperado diante de alguma......
Riscos da pressão alta em pets06/07 A hipertensão arterial sistêmica, mais conhecida como pressão alta, é uma enfermidade silenciosa que também acomete cães e gatos, que pode ser provocada por várias doenças e apresenta graves riscos para a saúde do bichinho. Em pets, a pressão alta......

Voltar para Blog