FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 22 de Junho de 2021 às 17h57

Cuidados com cães e gatos no inverno

Cães e gatos costumam ter poucos problemas com o frio e muitos até gostam das baixas temperaturas, além de ser um bom período para estimular a prática de exercícios físicos. No entanto, também é no inverno que a imunidade tende a baixar, deixando o animal mais suscetível a doenças. Por isso, é preciso reforçar alguns cuidados com pets, principalmente com animais idosos e filhotes.

Entre os casos mais comuns estão os resfriados, com sintomas parecidos com os da gripe humana e que costumam passar em poucos dias, mas que em determinados casos podem evoluir e gerar doenças respiratórias bem mais graves, como pneumonia. Por isso, é importante manter a vacinação do seu amiguinho sempre em dia e ficar atento à qualidade da alimentação, que deve garantir os nutrientes necessários para uma boa imunidade.

Pets idosos também podem sofrer muito no frio com problemas nas articulações, portanto, é recomendado o uso de roupinhas para ajudar a esquentar, caso o seu amiguinho tolere. Outra dica é estimular o banho de sol e os exercícios físicos. Porém, evite passeios em períodos mais frios do dia.

Outros cuidados incluem diminuir a frequência de banhos e aumentar a frequência da escovação dos pelos, para, pelo menos, três vezes por semana, pois, no frio, eles tendem a se lamber mais, o que forma bolas de pelo no estômago e, nos gatos, pode ocasionar constipação intestinal.

Mesmo com todos os cuidados, fique atento às mudanças no comportamento do seu pet, pois elas geralmente demonstram que algo não está bem. Nesse caso, a CIAVET está à disposição para diagnosticar e cuidar do seu companheirinho com muito amor e carinho.

Veja também

Como limpar os brinquedos do seu pet?18/05/21 Cães e gatos geralmente usam a boca para brincar com seus brinquedos, o que pode apresentar risco para a sua saúde se os brinquedos não forem frequentemente higienizados, já que estes são terreno fértil para a proliferação de bactérias, fungos e outros germes. O ideal é não usar produtos químicos como álcool, detergente ou sabão em pó. 1. Brinquedos de pelúcia ou tecido Uma dica é salpicar bicarbonato de......
Estabeleça uma dieta balanceada e uma rotina de hidratação para seu companheiro peludo15/04Estabeleça uma dieta balanceada e uma rotina de hidratação para seu companheiro peludo Estabelecer uma rotina de alimentação adequada é essencial para garantir a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação. Além disso, fornecer água fresca diariamente é fundamental para manter......
Os Benefícios da Castração em Cães e Gatos: Uma Decisão Responsável! 08/08/23Os Benefícios da Castração em Cães e Gatos: Uma Decisão Responsável! A castração para o seu pet é uma decisão responsável que oferece vários benefícios para o bem-estar dos animais e da sociedade em geral. Neste texto, discutiremos os benefícios da castração......

Voltar para BLOG