Postado em 06 de Julho às 09h53

Riscos da pressão alta em pets

A hipertensão arterial sistêmica, mais conhecida como pressão alta, é uma enfermidade silenciosa que também acomete cães e gatos, que pode ser provocada por várias doenças e apresenta graves riscos para a saúde do bichinho.

Em pets, a pressão alta geralmente é secundária a alguma afecção sistêmica, sendo comum estar mais relacionada a doenças renais crônicas, hiperadrenocorticismo, hipertiroidismo e diabetes mellitus, e pode provocar lesões em outros órgãos como cérebro, rins, coração e olhos.

Por isso, a avaliação periódica, realizada por meio da mensuração da pressão arterial, é muito importante para o diagnóstico de doenças renais, endócrinas e cardíacas, além de ser fundamental durante toda monitoração anestésica. O indicado é que esta avaliação seja feita anualmente em animais com mais de 5 anos de idade e, a cada 4 meses, em animais acima dos 8 anos de idade.

Com o diagnóstico precoce da hipertensão, o médico veterinário investiga a causa para poder iniciar o tratamento juntamente com o da doença primária. Existem vários tipos de medicações diferentes para diferentes casos, por isso é indispensável que o tratamento seja acompanhado desde o início para garantir que o medicamento correto esteja sendo utilizado.

Veja também

Depressão em pets com o retorno às atividades "pós-pandemia"28/04 É verdade que passamos grande parte do último ano basicamente em casa. Quem tem pet, sabe que eles foram companheiros fiéis nesses dias de isolamento tanto para as crianças quanto para os adultos em home office. Mas, após um tempo, mesmo com a pandemia, muitas atividades voltaram a funcionar normalmente e muitos acabaram retornando para o trabalho de forma presencial, voltando à rotina de deixar seu pet em casa.......
Dicas para deixar seu pet saudável no verão18/12/20 Assim como nós, os pets também precisam ter cuidados especiais com as altas temperaturas e a exposição ao sol, que podem contribuir para o desenvolvimento de problemas, como doenças dermatológicas e alergias em......

Voltar para Blog