FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 16 de Agosto de 2021 às 07h20

14.08 - Dia do cardiologista veterinário: Veja os principais problemas tratados pelo profissional

O nosso parabéns vai para a Dra. Paula, especializada em Cardiologia!
A cardiologia é uma das especialidades médicas mais famosas. Praticamente todos estão familiarizados com a importância deste profissional. O que poucos sabem, no entanto, é que os pets também sofrem com problemas cardíacos. É aí que entra o veterinário cardiologista.
Esse especialista atua em conjunto com outras especialidades para prevenir e tratar as mais diversas patologias que causam, direta ou indiretamente, alterações na forma ou na função do coração e as estruturas que auxiliam o seu trabalho. O diagnóstico precoce é uma das formas mais efetivas de garantir um tratamento de sucesso.
Quer saber um pouco mais sobre esse assunto tão importante? Continue a leitura e descubra o que faz um cardiologista dentro da medicina veterinária e quais são as principais doenças tratadas por eles!
O que é cardiologia?
É a especialidade que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas ligados ao sistema cardiovascular, composto por:
coração: órgão responsável pelo bombeamento de sangue
artérias: transportam o sangue oxigenado do coração para o restante do corpo;
veias: levam o sangue de volta ao coração;
vasos linfáticos: responsável pela distribuição de linfa, líquido rico em células de defesa.
As alterações cardíacas estão normalmente ligadas ao processo natural de envelhecimento e atingem mais os cães do que os gatos. No entanto, outras doenças também podem causar esses problemas.
Quais são as atribuições de um veterinário cardiologista?
Esse profissional é o responsável por fazer e interpretar os mais diversos exames relacionados às doenças cardíacas. Alguns dos principais testes são:
? eletrocardiograma: auxilia na identificação de arritmias;
? ecocardiograma: avalia as estruturas do coração e o seu funcionamento;
? ecodopplercardiograma: é uma versão mais aprofundada do ecocardiograma, que permite a análise de estruturas ainda mais específicas;
? holter: sua função é monitorar, por cerca de 24 horas, os batimentos cardíacos do animal.
Outras tarefas muito importantes, como a mensuração da pressão arterial e das taxas de colesterol no sangue, auxiliam os cardiologistas no diagnóstico desses problemas.
Como podemos perceber, o veterinário cardiologista é essencial para garantir que nossos amigos continuem saudáveis e vivam por muitos anos ao nosso lado. Por isso, se surgir algum sintoma, procure um veterinário cardiologista o quanto antes.
E para tirar todas as suas dúvidas, entre em contato com a CIAVET que iremos esclarecer suas dúvidas!
Nos acompanhe nas redes sociais @ciavetchapeco

Veja também

Fevereiro roxo: Cuidados com os pets idosos!05/02Fevereiro roxo: Cuidados com os pets idosos! A importância da prevenção de doenças em animais idosos é um tema crucial para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos pets. À medida que envelhecem, os animais de estimação tornam-se mais suscetíveis a uma variedade de condições de saúde, tais como artrite, diabetes, doenças cardíacas e renais, entre outras. Por......
Benefícios da castração em machos27/06/22Benefícios da castração em machos Hoje a castração é uma das cirurgias mais comumente realizadas aqui na CIAVET.                                             ......
Abril Laranja: Mês dedicado a conscientização e combate a crueldade contra os animais. 01/04Abril Laranja: Mês dedicado a conscientização e combate a crueldade contra os animais. O Abril Laranja é uma campanha mundial de extrema importância que busca combater os maus-tratos e a crueldade animal, enquanto promove o bem-estar e a proteção dos pets. Neste mês dedicado a conscientização,......

Voltar para BLOG