FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 02 de Abril de 2020 às 09h31

Leishmaniose canina

Dicas e Cuidados (36)Cachorros (27)

A Leishmaniose Visceral Canina é uma doença infecciosa grave provocada pelo parasita Leishmania chagasi, que é transmitido apenas através da picada de um mosquito infectado. A doença pode demorar até meses para se manifestar e pode apresentar sintomas diversos, como diminuição do apetite, apatia, perda progressiva de peso, problemas oculares, diarréia com sangue, crescimento exagerado das unhas e problemas de pele (perda de pelos, descamação seca e feridas que não cicatrizam, principalmente na borda das orelhas, focinho e ao redor dos olhos).

Apesar de ter tratamento, muitas vezes o animal infectado precisa ser sacrificado, por ordem de órgãos governamentais como a Secretária da Saúde e o Centro de Zoonoses. Por isso, a prevenção é muito importante e pode ser realizada através de vacinas e da utilização de coleiras específicas que repelem o mosquito.

No mês de agosto, em Chapecó, foi confirmado um caso de Leishmaniose Visceral Canina, o que aumenta ainda mais a preocupação em torno da transmissão da doença e torna fundamental a prevenção.

Procure um veterinário e proteja seu pet!

Veja também

Vacina da Raiva tem que tomar!02/04/20 Com uma altíssima taxa de mortalidade, a raiva é uma das zoonoses mais conhecidas, representando um perigo para os patudos e também para humanos. O contágio acontece através da mordida de um animal infectado, não só de cães e gatos, mas também de animais como morcegos, guaxinins e gambás. Apesar de ser muito perigosa, a......

Voltar para BLOG