Postado em 16 de Dezembro de 2020 às 09h31

Meu gato tem quantos anos?

Gatos (20)Dicas e Cuidados (34)

Muito se fala sobre a idade dos cães em relação à “idade humana” e já falamos desse assunto antes. Mas e os gatos? Será que eles envelhecem da mesma forma?
Converter os anos de um gato em “anos humanos” não é tão simples quanto usar um fator de 7 (como algumas pessoas pensam erroneamente com cães e, às vezes, com gatos). A principal razão é que os gatos amadurecem muito rapidamente nos primeiros dois anos de vida.
Para converter a idade do gato a uma idade equivalente ao homem, um método mais aceito é contar 15 anos para o primeiro ano de vida e 10 anos para o segundo ano. Depois disso, se adiciona 4 anos para cada ano do gato. Isso significa que, quando o gato tiver dois anos de idade, ele amadureceu aproximadamente o mesmo que um ser humano de 25 anos.
Assim, você poderá calcular a idade fisiológica real do seu gato e entender como se dá o processo de amadurecimento e envelhecimento, entendendo as limitações e prevendo os cuidados necessários conforme o seu bichano envelhece. Pessoas e animais mais velhos requerem mais cuidados e visitas médicas mais frequentes. Você deve planejar isso com o seu Médico Veterinário, fazendo os ajustes necessários à dieta e aos cuidados médicos.
Dessa forma podemos calcular e resumir a “idade humana” do seu gato da seguinte forma:
Filhote de 1 mês de idade = bebê de 6 meses de idade humana
Filhote de 3 meses de idade = criança de 4 anos de idade
Filhote de 6 meses de idade = 10 anos humanos
Filhote de 8 meses de idade = humano de 15 anos de idade
Um gato de 1 ano de idade, alcançou a idade adulta, o equivalente a 18 anos humanos
2 anos = 24 anos humanos de gato
4 anos = 35 anos humanos de gato
6 anos= 42 anos humanos de gato
8 anos = 50 anos humanos de gato
10 anos = 60 anos humanos de gato
12 anos = 70 anos humanos de gato
14 anos = 80 anos humanos de gato
16 anos = 84 anos humanos de gato e assim por diante.

A CIAVET sempre dispostas para tirar suas dúvidas!

Fonte: http://petcare.com.br/qual-e-a-idade-do-meu-gato/

Veja também

Como resolver o problema da queda de pêlos?02/04/20 Cães e gatos podem apresentar perda de pêlos de forma fisiológica ou como conseqüência das dermatopatias (fungos, bactérias, deficiências nutricionais e disfunções endócrinas que acometem a pele e os pêlos). No caso da fisiológica, a queda de pêlos ocorre naturalmente, algumas vezes durante o ano, sem provocar falhas no pelame ou......
Como escolher um cachorro para apartamento02/04/20 Primeiro de tudo é importante saber que mesmo que algumas raças sejam mais indicadas para apartamento, o temperamento do cachorro terá grandes influências sobre o fato dele ser um bom cachorro para apartamento ou......

Voltar para Blog

Fale conosco!