FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 02 de Abril de 2020 às 09h31

Vermífugo para filhotes de gatos

Dicas e Cuidados (36)Gatos (21)

Dar vermífugo para filhotes de gato é de extrema importância. Não há possibilidade de pular essa parte tão importante na criação desse felino, pois todos eles são propensos a vermes, não importa o quão limpos sejam e o lugar onde vivem. Hoje em dia é grande os caso de endoparasitas que acometem os bichinhos. Os principais tipos de vermes são 3: tênias, lombrigas e solitárias. A partir dos 30 dias de idade você precisa começar o processo de desverminação no se animalzinho.

Muitas pessoas ignoram a importância de dar o remédio, mas isso é tão importante, ou ainda mais, que a vacinação em dia. Sabemos que os gatos são muito curiosos, e adoram experimentar a água que acham por aí. Quando ele ingere comida ou água infectada, ou simplesmente quando entra em contato com as fezes, a chance dele ter algum tipo de verme é grande. Por isso a importância desse cuidado.

A dosagem
É necessário que você saiba a princípio que não existe um padrão correto a se seguir quando a medicação. Isso vai depender muito do que o médico veterinário do seu bichano vai dizer. Normalmente o gato toma a primeira dose com mais de 30 dias de vida. 15 dias depois a segunda dose é ingerida, e a terceira, pra fechar o ciclo, é dali há outros 15 dias.

Dependendo do ambiente onde vive seu gato, e sua atual saúde intestinal, a dosagem pode mudar. Outras coisas que podem alterar é se ele vive em apartamento ou casa; se sai de seu território e tem contato com outros gatos, etc.

Depois de passado esse processo, o gato tomará uma dose por mês até o sexto mês. Após esse meio ano de vida, o gato pode tomar a cada 3 meses. A avaliação do veterinário sobre a "saúde" das fezes do gatinho irá pesar na hora de aplicar a dosagem.

Cuidados
A vermifugação em gatos é indispensável quando vemos a quantia de problemas que podem atingir um animal que não está protegido dos vermes. Se seu bichinho já tem certa idade e não tomou vermífugo, observe seu comportamento. Vômitos, diarreias, e alterações nas fezes podem indicar que ele pode estar com um parasita.

O gato, por vezes, pode esfregar o bumbum no chão, o que também é um sintoma desse problema. A presença da tênia também é "visível", pois como ela é um verme grande, composta de vários "segmentos", pequenos vermes desprendem dela, ficando muitas vezes próximas ao bumbum, ou no lugar onde ele dorme.

Tudo isso deve ser levado em consideração, para quando você visitar o veterinário explicar os sintomas. Jamais dê medicação sem consultar o especialista. Só ele vai poder traçar um diagnóstico completo, com a dosagem e o tipo de vermífugo você deve dar. Remédios podem prejudicar a saúde do pequeno felino se são dados com irresponsabilidade.

Entenda que esse processo é um dos mais importantes na criação, pois se não for tratado, o gato pode transmitir vermes para todos da casa através das fezes. Por isso que medicá-lo para prevenir esses parasitas não é importante apenas para a saúde dele, e sim de toda família.

Fonte: http://dicasfelinas.blogspot.com.br

Veja também

10 alimentos que o cachorro não pode comer jamais08/12/20  Você está lá, comendo feliz e contente, e aí o seu cachorro para do seu lado e fica com aquele olhar pidão. Difícil resistir ao olhar dele né? Mas acredite: muitas vezes é preciso! Isso porque há vários alimentos que fazem mal para o seu doguinho, e embora o impulso de agradá-lo seja grande é preciso não sucumbir a essa......
Como dar vermífugo para cães02/04/20 A vermifugação do seu cachorro é tão importante quanto a vacinação, pois vermes podem trazer doenças graves para ele e até para seus donos. Por isso, é preciso dar vermífugos para o seu......

Voltar para BLOG