FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 02 de Abril de 2020 às 09h31

Como dar vermífugo para cães

Dicas e Cuidados (36)Cachorros (27)

A vermifugação do seu cachorro é tão importante quanto a vacinação, pois vermes podem trazer doenças graves para ele e até para seus donos. Por isso, é preciso dar vermífugos para o seu cachorro com frequência, seguindo orientações veterinárias e combatendo os vermes que mais atacam os cães.

Frequência
A primeira vez que o cachorro deve tomar vermífugo é com duas semanas de idade e depois com quatro, oito e doze semanas de idade. Depois, a frequência fica um pouco menor, e o dono deve dar vermífugo uma vez ao mês, aos quatro, cinco e seis meses de idade. Depois disso, o cachorro é considerado um cão adolescente ou adulto, e a vermifugação é feita a cada três meses, mas, com a orientação de um veterinário.

Enquanto seu cachorro for filhote, e ainda estiver amamentando ou junto com a mãe de alguma forma, é bom dar vermífugos também para a mãe, toda vez que o filhote tomar, para que a mãe não passe novos vermes ao filhote depois que ele tomar o vermífugo. Se você não comprou seu cachorro filhote, dê vermífugo a ele assim que comprar ou adotar o animal, e depois, siga as recomendações normais.

Dosagem
A dosagem deve ser resolvida com a orientação do seu veterinário e seguindo as orientações do vermífugo em si. Não tente dar ao seu cachorro o vermífugo sozinho, sem nenhuma orientação.

Aplicação A grande maioria dos vermífugos vêm em forma líquida ou em pílulas, ou seja, por via oral. Quem já tentou dar remédio a um cachorro sabe que não é fácil, mas existem truques que facilitam a aplicação.

Caso seu cachorro seja muito agitado e difícil de lidar, não tente dar o vermífugo sozinho, peça ajuda de alguém para conter o cachorro. Não faça da aplicação uma tortura, também, enquanto estiver segurando o cachorro, faça carinho e converse com ele de forma carinhosa, para que ele não fique mais ansioso.

Caso o vermífugo seja líquido, coloque a dosagem no conta-gotas (se o vermífugo não vier com conta gotas, recomendamos arranjar um ou uma seringa para facilitar), passe o braço delicadamente por debaixo do pescoço do cachorro, fazendo com que a garganta dele fique na dobra do seu braço e coloque o outro braço no meio do cachorro fazendo com que ele fique contra seu corpo. Incline a cabeça do animal para trás, puxe seu lábio inferior fazendo uma pequena bolsa e insira o líquido aos poucos nesse espaço. Espere a dosagem ser totalmente engolida. Para ter certeza que ele vai engolir, massageie sua garganta.

No caso de comprimidos, contenha o cachorro com o mesmo cuidado e carinho, mas para dar o vermífugo, segure a mandíbula superior do cachorro por cima do focinho, pressione os lábios superiores deles com os polegares forçando a boca a ficar aberta, segure o comprimido entre o polegar e o dedo médio e coloque lá no fundo da boca e massageie a garganta para ele engolir o remédio.

Fonte: http://www.portalpets.com.br

Veja também

Menstruação ou cio? Entenda tudo sobre ciclo estral10/12/20  As cadelas não castradas entram no cio muita gente sabe, mas será que é possível dizer que cachorra menstrua ou ocorre algo diferente no organismo dessas amigas de quatro patas? Numa roda de amigos se você comentar que sua cachorra está menstruada, eles vão entender que você está se referindo aos sangramentos que está acontecendo com sua......
Qual a diferença entre Shih-tzu e Lhasa Apso?29/12/20 Pergunte a qualquer tutor de ambas as raças qual é a diferença entre Shih-tzu e Lhasa Apso. Provavelmente ele não vai ter certeza, já que esses pets têm a aparência compacta, atarracada, e pelagem......
Vacina da Raiva tem que tomar!02/04/20 Com uma altíssima taxa de mortalidade, a raiva é uma das zoonoses mais conhecidas, representando um perigo para os patudos e também para humanos. O contágio acontece através da mordida de um animal infectado, não......

Voltar para BLOG