FALE CONOSCO49 3316 3207 WHATSAPP49 99188-6939 EMERGÊNCIAS 49 98818 0193
Postado em 29 de Novembro de 2022 às 09h51

Doença periodontal em gatos. Veja como prevenir!

Doença periodontal em gatos. Veja como prevenir!

Manter seu felino saudável inclui a saúde bucal. A doença periodontal em gatos deve ser evitada, pois podem trazer sérios problemas para o seu pet, prejudicando as suas gengivas e dentes.
Mas como vou manter o seu pequeno (a) livre dessa enfermidade?

Se a doença não for logo diagnosticada, pode levar a problemas sérios como inflamação das gengivas, perda de dentes e até comprometer órgãos vitais como coração, rins, pulmão, pois as bactérias migram pela corrente sanguínea.

A doença acomete a gengiva e o tecido gengival que sustenta os dentes do gato. A gengiva inflama e se solta do dente, o que permite a invasão de bactérias que acabam por destruir as estruturas que sustentam o dente.

Já que se trata de uma patologia discreta que vai avançando aos poucos, o você tutor deve ficar atento aos seguintes sinais e sintomas:

  • gengivas avermelhadas com pus ou sangue;
  • mau hálito;
  • seu felino começa a babar;
  • o gato toca a boca com a pata;
  • secreção nasal;
  • rosto inchado;
  • queda de dentes; entre outras.


Uma boa medida para evitar que esse mal se instale na boca de seu gato é levá-lo periodicamente ao veterinário para um check up, no qual o início dessa doença pode ser diagnosticado e a enfermidade logo tratada. Oferecer rações que podem ajudar na limpeza dos dentes é outra forma de prevenção.

É aconselhado que você tutor escove os dentes de seu felino desde filhote para acostumá-lo ao hábito que previne a doença. Mas sabemos que é uma tarefa difícil e, quando ele já está na idade adulta, mais difícil ainda será educá-lo.

Por isso, o melhor a fazer é, sempre que possível, observar a boca do felino e levá-lo para consultas periódicas ao veterinário para um diagnóstico precoce.
As idas frequentes ao veterinário são uma boa medida de prevenção de doença periodontal em gatos.

Gostou do conteúde? Curte e compartilhe! 

Veja também

Doenças cardíacas em cães e gatos08/06/21 Apesar de ser mais comum em cachorros pequenos, como pinscher, poodle e yorkshire, problemas no coração afetam cães de todas as raças e tamanhos. Na maioria dos casos, essas doenças são hereditárias, mas também podem ser ocasionadas pela má alimentação e sedentarismo do pet. Em felinos, a cardiopatia não é tão comum quanto em cachorros, mas, em casos graves, como no desenvolvimento da tromboembolia aórtica, o......
A palpação é aliada contra o câncer de mama!24/10/22A palpação é aliada contra o câncer de mama! Um momento de carinho pode ser mais importante do que imaginamos! Através do carinho, muitas vezes notamos alterações nas mamas como, nódulos, manchas e feridas que podem indicar que algo não está certo com seu......
ATENÇÃO!!! Gatos também podem ter problemas cardíacos. 19/09/23ATENÇÃO!!! Gatos também podem ter problemas cardíacos. Os gatos são animais conhecidos por sua independência e habilidades de caça, mas também são suscetíveis a problemas cardíacos, assim como cães e humanos. Diferentemente dos humanos, os problemas......

Voltar para BLOG